Elaboramos um planejamento de acordo com a demanda de necessidades, projetos arquitetônicos é realizado em parceria com os melhores profissionais de Brasília.
Qualquer projeto deve ter suas fases de planejamento bem definidas e executadas para garantir eficiência e sucesso no produto final. No caso do projeto arquitetônico, é essencial que sejam coletadas todas as informações do local onde será construído ou o ambiente no qual se planeja uma reforma ou remodelação. Esse processo é conhecido como levantamento arquitetônico e você poderá conferir neste post, como isso pode influenciar o rendimento e eficácia do seu projeto.
O que é o levantamento arquitetônico?
Geralmente concebida antes dos estudos preliminares e do anteprojeto, a etapa do levantamento arquitetônico constitui o processo de medições e análises da edificação “as built” (como construído) ou do terreno onde será construída uma nova edificação. Trata-se de uma visita in loco para coletar os dados que futuramente se tornarão base para a elaboração das plantas, desenhos e arquivamento das informações do local. Durante este levantamento, geralmente, coletam-se informações a cerca das seguintes características:
Topografia e características do terreno
O Levantamento Topográfico Planialtimétrico, documento gerado durante o levantamento arquitetônico, retrata o terreno de forma precisa, por meio de um modelo gráfico. Nesta representação, são visualizados fatores como: os limites do terreno, as elevações, os níveis de lagos e açudes, a localização das plantações, os taludes, os aterros e os cortes de terra. Como consequência dessa tarefa, torna-se possível prever possíveis retiradas de terra, necessidades de aterros ou modificações na topografia do lugar, auxiliando na previsão de custos e mão de obra específica associada ao projeto em desenvolvimento. É possível também que o arquiteto utilize das informações coletadas durante o levantamento para conceber a ideia aproveitando as características físicas do terreno.